O fator previdenciário é um cálculo complexo criado para incentivar o trabalhador a se aposentar com maior idade, e foi feito em uma reforma da previdência em 1999, foi criado por um plano de austeridade do governo. Consiste basicamente em um multiplicador, ou seja, quando o fator é abaixo de 1 sempre diminuirá o valor da aposentadoria, quando maior que 1 aumentará o valor.
A lógica é a seguinte: se o trabalhador se aposentar mais cedo há uma “penalização” para ele: terá o valor da aposentadoria diminuído e se ele quiser continuar contribuindo e se aposentar no futuro o segurado terá o valor da aposentadoria normal ou com um bonus por se aposentar com maior idade. O que eles não contavam é que as pessoas continuam trabalhando e se aposentam, mas daí é outro problema.
O fator leva em conta a tabua de mortalidade do IBGE, ou seja, a expectativa de vida da população, o INSS praticamente adivinha quando as pessoas vão morrer – assim como eles advinham quando ela será curada com a alta programada nos auxílios-doença – portanto, quando é divulgada uma nova tabua de mortalidade o INSS atualiza o cálculo do fator previdenciário, segue a tabela divulgada para o ano de 2012.
Tabela Fator Previdenciário 2014 disponibilizado no site do INSS: fator2014